Não é caldo...

domingo, junho 30, 2002

Bom, agora é beber para comemorar....
se esse blog ficar sem atualização por alguns dias, é porque estou no hospital em coma alcoólico......
Só uma coisa para dizer:

SOMOS PENTA

sábado, junho 29, 2002

Breve história das minhas Copas

É isso. Faltam menos de 24 horas para a grande final. A terceira decisão de uma Copa do Mundo com o Brasil que terei o privilégio de assistir. Nas outras não era nascido. Minha mãe só me deu à luz alguns meses depois da conquista do tri. A primeira Copa que realmente acompanhei foi a de 82. Lembro até hoje de meu pai e eu do lado de fora da casa esperando para ouvir fogos de artifício, que indicariam o gol de empate contra a Itália. A poucos minutos do fim do jogo, quando perdíamos por 3 a 2, faltou luz. Coisa comum em Pendotiba. Não sei quanto tempo ficamos lá no quintal, olhando para o céu, a espera de um sinal indicando que uma das melhores seleções brasileiras da história seguiria seu caminho rumo ao tetra. Quando meu pai colocou a mão no meu ombro e começou a caminhar de volta para dentro da casa, compreendi que o sonho tinha acabado.

Em 86, assisti ao jogo contra a França na casa de um colega, no Rio. Nunca meu trajeto de volta para Niterói foi tão triste. Em 90, tive que agüentar os argentinos nos mandaram cedo para casa, com gol de Caniggia em passe do cheirador Maradona. Estava na casa de um grande amigo e pretendíamos comemorar na praia de Icaraí, como fizemos nos jogos anteriores, e como faziam 90% dos moradores de Niterói.

Em 94, já trabalhava. E saia correndo, me espremendo em ônibus lotados, para assistir aos jogos na casa do meu futuro cunhado (hoje, ele já é meu ex-cunhado). Na decisão por pênaltis contra a Itália não sei se por causa das garrafas de vinho que tinha tomado ou por causa da tensão, mas quando acabou não conseguia fazer ou falar nada. Passado o choque inicial, a comemoração, óbvio, foi na praia de Icaraí. Em 98 já trabalhava com jornalismo online. Na época estava no Globo On Line, e foi na redação que acompanhei Zidane e cia arrasarem o Brasil por 3 a 0.

Amanhã, acompanharei novamente a final em uma redação, desta vez do Globonews.com. Depois do expediente, encher a cara, para comemorar ou chorar......

sexta-feira, junho 28, 2002

Portuguesas caem no conto do satélite

LISBOA. A ciência tem avançado tão rapidamente que algumas pessoas começam a exagerar na credulidade em relação ao alcance da tecnologia. Em sua edição de ontem, o jornal português "Correio da Manhã" disse que dezenas de mulheres de São Bartolomeu de Messines tiraram a parte de cima da roupa em quintais, varandas, janelas e até mesmo na rua para fazer exame de "mamografia via satélite, por raio laser".

Em reportagem intitulada "Mamas ao léu", o jornal garantiu que as portuguesas foram convencidas a tirar a roupa por uma mulher que, por telefone, se identificava como médica e elogiava as vantagens da "nova tecnologia de mamografia por satélite". Para que se submetessem ao novo exame, a suposta médica afirmava, segundo o "Correio da Manhã", que elas precisavam apenas ficar "num local visível", de onde "o satélite as pudesse captar". Uma das vítimas disse que chegou a ir para uma colina tirar a parte de cima da roupa.

- Estava perto da estrada e quando passava um carro, escondia-me, para que não pensassem que estava maluca. Uma amiga minha ficou com os seios nus à porta de casa e outras puseram-se à janela - disse a mulher, segundo o jornal.

Ela apresentou à polícia um folheto com desenhos de mulheres com os seios nus distribuído em Messines, anunciando a "mamografia por satélite".

Essa não é a primeira vez que portuguesas caem no trote: há um ano, em Lisboa, mulheres exibiram os seios para fazer a suposta mamografia.


Pois é, e quando a gente faz piada eles reclamam.......
Luto no mundo do rock
Na véspera de iniciar uma nova turnê, o The Who perdeu o baixista John Entwistle. Aparentemente, a causa da morte foi um ataque cardíaco. John tinha 57 anos.
Acabei de baixar e estou ouvindo aqui 'My generation' e as músicas da ópera-rock Tommy.........

quarta-feira, junho 26, 2002

Anteontem fui ver 'Blade 2'. Pior do que o 1. Bom para quem não tem nada a fazer e quer ver muita porrada e efeitos chupados de Matrix.......
E continuo a caça do dvd 'A primeira noite de um homem', que sumiu das bancas. Na minha busca, acabei encontrando o dvd 'Evil dead' (conhecido como 'A morte do demônio' ou 'Uma noite alucinante'), o primeiro filme de Sam Raimi, diretor do 'Homem-aranha'. Totalmente trash e o dvd é bem ruinzinho, travou umas 4 vezes. Mas vale a pena, para quem é fã de cinema-lixo.

terça-feira, junho 25, 2002

Com certeza você já deve ter lido a expressão 'a notícia o atingiu como um soco no estômago'. Mas você já sentiu isso?
Eu senti hoje, ao ler os meus mails. Estava lá: a mãe do nosso colega Márcio Reis morreu hoje, vítima de um assalto.
Márcio Reis é um dos caras mais alegres que eu conheço. Ele sempre chega aqui e faz questão de dar bom dia para todos, sempre tem alguma piada ou brincadeira para fazer os outros rirem. Sempre de bom humor. Ainda estou meio atônito com a notícia.
O enterro deve ser hoje de manhã, infelizmente, não poderei ir, por causa do trabalho......

sábado, junho 22, 2002

Bom, vamos enfrentar os turcos de novo. Na estréia, vencemos com a ajuda do juiz. Mas de lá para cá o time melhorou.
Só que Ronaldinho Gaúcho está fora, suspenso, e o outro Ronaldinho, com dores, pode não jogar também. E sem falar que o Rivaldo, depois daquela encenação, corre risco de sair de campo com a perna quebrada. Ou seja, o jogo não vai ser fácil. Haja coração.
Se alguém algum dia quiser saber como é estar dentro de um frigorífico, é só passar algum tempo aqui na redação do Globonews.com. Minhas mãos estão tão geladas que mal consigo digitar......
Os argentinos dão o troco nos ingleses: A capa do Olé impresso mostra o Beckham pulando em uma dividida com Roberto Carlos, no lance que acabaria resultando no primeiro gol do Brasil. O jornal diz que o astro inglês pipocou e que jogou com medo diante do Brasil. Junto com a foto do lance, colocaram uma bailarina.
Tudo bem hermanos, não precisam nos agradecer por termos feito o seu trabalho. Espero que vocês tenham aprendido como se faz :))))))))
A Espanha foi roubada de forma vergonhosa. Agora, teremos uma semifinal de Copa do Mundo entre Alemanha e Coréia do Sul. E do jeito que anda, não duvido nada de uma final entre Senegal e Coréia.

sexta-feira, junho 21, 2002

Terminei de ler 'Um garoto legal', do Nick Hornby. Li rapidinho e fiquei com gosto de quero mais. Não vou comentar o livro agora por preguiça. Só vou dizer que o filme baseado nele está para estrear, com o Hugh Grant no papel principal. Quando soube que era ele, perdi a vontade de ver o filme. Já não gosto muito dele e não consigo imaginá-lo como um cara que é fã do Nirvana e gosta de fumar um baseado de vez em quando......
Quem estiver na Barata Ribeiro perto da Siqueira Campos não pode deixar de dar uma passadinha no sebo 'Baratos da Ribeiro'. O lugar é muito simpático e tem livros de todos os tipos, LPs, CDs e até jogos de tabuleiros. Comprei lá um livro do Albert Camus com a peça 'Estado de sítio' e o romance ' O estrangeiro' (que é sensacional) e um CD com os maiores sucessos de Simon & Garfunkel. Tudo por apenas R$19.
Bom, depois de ter que aturar Alemanha x EUA, onde deu o óbvio, e de já ter escrito a coluna de segunda (por sinal, aconselho aos que tem simpatia pelos argentinos a não lerem) o negócio agora é comemorar a vitória brasileira na churrascaria Palace.
Ah, e não se assustem se não encontrarem a coluna na última página do Info Etc, ela vai sair na página 5.
Quando o Ronaldinho Gaúcho foi expulso, peguei o telefone e liguei para o Pró-cardíaco, pedindo para reservarem um quarto para mim lá. Por sorte, o coração agüentou, os ingleses não marcaram e estamos na semifinal. Agora é esperar Turquia ou Senegal, mas antes vou procurar um cardiologista, só por via das dúvidas.

quarta-feira, junho 19, 2002

Revolta italiana
O coreano que mandou a Itália mais cedo para casa joga, ou melhor, jogava no italiano Perugia. O presidente do clube ficou revoltado que não quer ver Ahn nem pintado:

- Basta, esse (Ahn) não voltará a colocar os pés no Perugia. Não quero mais vê-lo. Já ordenei que ele não volte. Estou indignado, ele só despontou no Mundial quando nos enfrentou - afirmou indignado Luciano Gaucci, presidente do Perugia, acrescentando que não pagará mais 'a um jogador que arruinou o futebol italiano'.

Leia mais aqui
Declaração de Beckham:
- O Brasil já não tem o Pelé, como em 1970, mas tem o Rivaldo. Para mim, ele é um dos maiores jogadores da atualidade.
O Mister Spice Girl pode ser um grande jogador dentro de campo, mas fora está mostrando que não entende muito de futebol........
Pois é, quando perguntei quem os argentinos iriam secar, a maioria disse claro que os ingleses. Mas vejam a chamada do Olé online:

El partido más odiado
Nuestros mayores rivales se enfrentan en cuartos. ¿Qué tiene que pasar para que pierdan los dos?

terça-feira, junho 18, 2002

CIAO
Lá vai a Itália de volta para casa, tudo por causa da burrice e covardia do técnico Trappatoni.
E o galã Totti? Acho melhor ele trocar os gramados pelas passarelas.
Agora serão dois dias sem jogos, antes da grande tensão de Brasil x Inglaterra, na sexta.
Querendo ampliar seus horizontes musicais? Ouvir coisas que nunca imaginou que pudessem existir? E no meio disso ouvir também clássicos da música?
Então vc tem que ouvir a ZIECKZACK RADIO, transmitida pelo grande Sérvio Tulio. Os programas oficiais rolam aos domingos a partir das 16h, com locução a partir das 18h. No sábado durante o dia, pode rolar a qualquer hora, é só ficar de olho no blog do Sérvio. E durante a semana, o som rola durante a madrugada.

Segue uma pequena lista do que rola na rádio:
Nina Hagen
Wanderléia
Mariane Faithfull
Tim Hart e Maddy Prior
Peter Gabriel
Laurie Anderson
Max Raabe, que faz covers divertidíssimos
Charles Trenet

E aqui as intruções para ouvir
Como fazer para ouvir?
É PRECISO TER O WINAMP
No Playlist Editor do Winamp,
Clique em "ADD" ...
"ADD URL"
entre com o endereço http://zieckzack.dynip.com:8000
clique em "OK" e para finalizar (iniciar o stream),
clicar sobre o ítem adicionado...

segunda-feira, junho 17, 2002

Não foi fácil. Sorte que o juiz nos ajudou de novo e anulou o gol da Bélgica. Sofri demais. Muita tensão.....
Mas agora só quero saber de uma coisa: quem os argentinos vão secar, Brasil ou Inglaterra?
A Globo, como sempre, estava lá no Alzirão, e arrumaram um belga casado com uma brasileira para entrevistar:
Repórter: Como vai ser a comemoração?
Belga: Com uma lágrima e um sorriso
Repórter: Com uma lata e um chouriço?
Sem nada para fazer no intervalo de 3h entre os jogos México x EUA e Brasil x Bélgica, fui lá no Google e fiz uma pesquisa com o meu sobrenome.
Vejam aqui só uma das coisas que encontrei. Enfraquece, né?

domingo, junho 16, 2002

Os beberrões da Irlanda tentaram, correram o jogo inteiro mas dançaram na decisão dos pênaltis. A Espanha passou um sufoco na prorrogação, com um jogador a menos e sem seus dois principais atacantes, Raúl e Morientes. A sorte dos espanhóis é que os irlandeses são melhores de pontaria jogando dardos do que batendo pênaltis.
Mais uma vez peço desculpas para a Maria Fabriani, mas torci pelo Senegal contra a Suécia. Acho o futebol deles mais vistoso, apesar de vez em quando baixarem a porrada.
E perder na morte súbita é realmente muito dramático. Ainda mais depois que a Suécia quase fez um golaço, com o sueco fazendo um drible típico de nintendo 64, rodopiando por cima da bola.

Durante o jogo Dinamarca x Inglaterra, onde os súditos da rainha venceram bem por 3 a 0, os comentários todos eram sobre como seria pegar a os ingleses nas quartas.
Mas calma aí gente, ainda falta a Bélgica. Ok, eles não são nenhuma grande seleção, mas cabe lembrar que o Brasil já foi eliminado de uma Olimpíadas pelo Japão e perdemos para Honduras em uma Copa América.
E esse otimismo de que vamos pegar a Inglaterra nas quartas me cheira ao início de uma grande tragédia. Espero estar errado...

sábado, junho 15, 2002

Ouvi algumas pessoas dizerem que ficaram com pena pela eliminação da Argentina. Eu mesmo escrevi falando que para o futebol teria sido melhor eles continuarem. Mas não dá para ter qualquer tipo de condescendência com os hermanos. Vejam a chamada do Olé:

Siempre nos gustó Bélgica
Bélgica pasó a Rusia y espera a Brasil en octavos. No es una maquinita, pero puede sorprender a los brasileños. ¡Aguante!

Cartão de crédito + Submarino.com = derrame no dia 5 do mês.

Tinham que inventar um programa no estilo dos "parental controls" (aqueles que não deixam as crianças navegarem por sites de sacanagem) para sites de vendas de CDs e livros. navegar por eles sem comprar nada exige uma grande força de vontade. E o pior é que me deram um cartão com o qual tenho 10% de desconto em qualquer compra de livros no Submarino. Aí a tentação de comprar fica irresítivel.

Hoje passei por lá e, claro, não sai de mãos (virtuais) vazias. Comprei 'Leoa Branca', do sueco Henning Mankell, criador do detetive Kurt Wallander (Maria, você conhece ?). Dele já li "Assassinos sem rosto", que é sensacional. Acho que já falei desse livro no blog, mas não lembro.

E também comprei o estupendo "Tão triste como ela", do uruguaio Juan Carlos Onetti. Um dos melhores livros de contos que já li. O engraçado é que nunca tive este livro. Peguei ele para ler na biblioteca do CCBB. Uma vez vi para vender em uma banca de jornal, mas estava sem grana na hora e depois não achei mais. Hoje me lembrei dele, e foi por isso que dei um pulo no Submarino, para ver se eles tinham em estoque.

O livro, como já dá para perceber pelo título, é melancólico. São histórias de amores desesperados e de personagens em busca de um sentido para a vida. Elas tem um clima de tango, são nostálgicas e tristes.

A comparação com tango não é porque esse estilo musical está em moda depois da eliminação da Argentina. Mas porque antes de Onetti conseguir publicar seus livros, ele conheceu Carlos Gardel em um bar de Montevidéu. Resolveram disputar uma queda de braço, valendo cem pesos. Onetti perdeu. Como não tinha dinheiro, pagou escrevendo as letras de 10 tangos para Gardel.
Vou fazer a propaganda porque ele realmente merece: Gustavo estréia neste domingo uma coluna na revista LANCE A+, que vem encartada no diário de esportes aos domingos.
Quem gosta de futebol e de um texto muito bem escrito não pode deixar de comprar.
Ah, e para quem não conhece ele pessoalmente, vai sair com fotinha.
O jogo Alemanha x Paraguai foi uma grande pelada. Chato, chato, chato....
Os chucrutes conseguiram passar para as quartas com um golzinho no final da partida e agora pegam EUA ou México.
Abro meu mail e encontro um convite para a XV Festa da Bergamota e das Flores. Bergamota? Eu conheço a festa da marmota, que aparece no filme 'Feitiço do tempo', mas bergamota? Claro que fiquei curioso e fui o que era. E descobri que bergamota nada mais é do que uma tangerina. Então, por que não chamam de tangerina?
Bom, quem se interessar, a festa acontece nos dias 22, 23, 28, 29 e 30 de junho em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul.

quinta-feira, junho 13, 2002

Ok, ok. Darei meu braço a torcer. Comemorei muito a eliminação da Argentina, brinquei com a Maria Lahitte, mas tenho que reconhecer que a saída dos hermanos deixa esta esquisita Copa disputada no Oriente mais pobre e menos emocionante.
A Maria Fabrini que me desculpe, mas o time da Suécia tem um jogo feio que nem de perto chega perto ao vistoso futebol dos argentinos.
Como disse o Gustavo lá no Copa vista da Cozinha, essa eliminação lembra muito o Brasil em 82. O melhor time, favorito, jogando bonito fica no meio do caminho. No nosso caso, o algoz foi a Itália do Paolo Rossi, que foi campeã, mas não era um grande time. No caso dos argentinos, uma Suécia que jogou o tempo todo com onze jogadores no campo de defesa, apelando aos deuses nórdicos que não deixassem a bola entrar em seu gol.
Um Brasil e Argentina nessa copa seria de arrepiar, ainda mais com a nossa defesa. Só de pensar em como seria aguentar 90 minutos de jogo contra Batistua, Veron, Sorin & cia já começo a suar frio. Para nossa sorte e azar do futebol, isso não vai acontecer.
Comentário de Gérson na Rádio Globo: 'Queria saber quem foi o demente que disse que Lúcio é o melhor zagueiro da Europa'
Ok, goleamos por 5 a 2. O Edmilson fez um gol muito bonito, mas a verdade é que a nossa defesa não existe. É muito ruim. Esse tal de Lúcio em uma pelada seria aqule que é escolhido por último, depois até de mim, e quem me conhece sabe que futebol só jogo mais ou menos no Nintendo.....
A sorte é que nosso próximo adversário deve ser outra baba (a disputa está entre Rússia, Japão, Bélgica e Tunísia) e acredito que vamos chegar às quartas. Mas não sei se vamos além disso........

quarta-feira, junho 12, 2002

A internet é mesmo uma maravilha. Falei do disco duplo 'Simon & Garfunkel - The Concert in Central Park'. Há anos que não escutava. O que fez parte da minha juventude era ainda em vinil e pertencia ao meu irmão mais velho. Quando ele se casou, carregou com ele. Meu irmão se separou, se envolveu em mil e umas loucuras e hoje ele trabalha de segurança em uma mina de diamantes em Angola e o disco se perdeu por aí
.
Falando no meu irmão, que se chama Humberto, em homenagem ao meu avô paterno (que não cheguei a conhecer), ele é uma das maiores figuras que conheço, que tem muitas e muitas histórias para contar. Algum dia conto algumas aqui. E ele é uma das pessoas mais inteligentes e com um dos melhores textos que já conheci. As histórias que ele escreveu na época em que servia como pára-quedista eram excelentes. Vou sugerir que ele comece um blog.

Bom, mas comecei falando de uma coisa e acabei me desviando totalmente. O que queria mesmo dizer é que achei o disco completo para download e estou ouvindo ele agora....
Trabalhar nesta Copa está sendo super cansativo e acabou com minha vida social por um mês, mas ter o prazer de escrever na manchete da Globo.com: Chora, Argentina, com a fotinha do Batistuta aos prantos, compensa tudo :)))))))))

terça-feira, junho 11, 2002

Ontem ao chegar em casa do trabalho, era quase 13h, pretendia ir dormir direto, para colocar o sono em dia e acordar por volta das 23h e fiquei um tempinho de bobeira antes de vir trabalhar.
Mas cai na besteria de ligar a tv e mudando de canais, decubro que o Telecine Classic vai passar 'Heaven can wait'. de Ernst Lubitsch, que aqui no Brasil foi chamado de 'O diabo disse não'.
Comédia divertida de 1943 com o galã Don Ameche. Para quem não sabe, ele é um dos velhinhos do filme 'Cocoon'. Milionário metido a conquistador morre e se apresenta ao diabo, tentando convencê-lo de que merece ir para o inferno. Para provar que é um pecador, conta a história da sua vida.
Um dos destaques do filme fica por conta de Charles Coburn, que faz o divertidíssimo avô do galã.

Pois é, de forma melancólica, a França dá adeus à Copa sem ter marcado nenhum golzinho. Zidane jogou, e apesar de alguns passes e chutes de craque, visivelmente fora de forma, não conseguiu ajudar a fraca seleção francesa.
Ah, só um detalhe curioso: hoje é dia de McFrança no McDonald´s :)))))))))

Senegal parecia que ia se classificar fácil, fez 3 a 0 no primeiro tempo, mas depois deixou o Uruguai chegar e empatar. E deu muita sorte do Morales ter perdido um gol incrível no final do jogo. Mas, a seleção africana é boa e ainda vai dar muito trabalho......

segunda-feira, junho 10, 2002

Bom, como finalmente rolou uma folguinha depois de uns 15 dias de trabalho direto, o blog ficou abandonado e não comentei o treino do Brasil contra a China. E não vou falar agora porque estou com preguiça e todo mundo já falou disso.....
É estranho vc ter uma folga que começa às 3h da manhã (foi a hora que acordei no domingo). A única a fazer é ver TV. Já estava resignado a assistir às peladas daquele dia da Copa (começando com México x Equador) quando descobri que o canal USA estava passando 'A primeira noite de um homem', com Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katherine Ross. O filme é sensacional e a trilha com músicas do Simon & Garfunkel perfeita.
Gustavo já listou vários discos que marcaram a sua juventude na excelente série 'Os melhores LPs da minha juventude'. Se eu fosse fazer uma série dessas, com certeza incluiria nela o LP duplo 'Simon & Garfunkel - The Concert in Central Park', com clássicos como 'Mrs Robinson', 'Scarborough Fair', 'Sounds of silence' (todas no filme), e muitas mais.....
Depois, vi que na MGM estava passando uma daquelas comédias românticas bobocas que lançavam aos quilos nos anos 80. No caso, era 'As aventuras de um anjo'. Garotão rebelde no estilo James Dean morre durante um racha e vai para o purgatório. Para conseguir ir para o céu, tem que dar uma de anjo da guarda, já nos anos 80, de um adolescente meio bobão que vive apanhando do valentão da escola. Detalhe, ele é filho da namorada do anjo na época que morreu. Claro, que depois se descobre que ele é o pai do garoto. Detalhe dois: vi esse filme no cinema........
Para arrematar minha madrugada de folga, um drama ('A vida pela frente') sobre três jovens amigos (dois caras e uma menina) e suas dúvidas sobre o futuro. Um serve café e sonha em ser escritor, o outro é uma espécie de boy de luxo de um estúdio de cinema, mas gasta em roupas e jantares com lindas modelos como se fosse um super star. E a menina foi pedida em casamento por telefone e se assinar o recibo de entrega da aliança que foi enviada pelo correio estará dizendo que aceita e terá que se mudar de Los Angeles para uma pequena cidade do interior e viver com um cara meio quadradão. Um filme bem feitinho, que distrai....
Como já tinha amanhecido e achei que estava na hora de sair da cama, resolvi lavar roupa. É claro que o sabão em pó tinha acabado. E lá fui eu para o mercado. Depois de lavar a roupa, tirei um cochilo, fui resolver algumas coisas na rua, me aborreci e acabei no cinema, vendo 'Pi', de Darren Aronofsky, o mesmo diretor de 'Requiem for a dream'.
Não foi exatamente uma grande folga....

sábado, junho 08, 2002

Há muito tempo atrás, quando a minha vida era menos complicada, cinemas eram minha segunda casa. Assistia a no mínimo dois filmes por semana. De todos os tipos e para todos os gostos. Com o passar dos anos, o aumento das responsabilidades e o encurtamento das 24 horas do dia, fui abandonando as salas de cinema. Teve época em que ficava meses e mais meses sem ir ver um filme.
Agora trabalhando de madrugada, tenho aproveitado para voltar aos cinemas. Não tanto quanto gostaria, mas em uma semana consegui ver três filmes: 'Cidade dos Sonhos', 'Homem-Aranha' e 'Requiem for a dream'.
E não entendo como conseguir ficar tanto tempo longe das grandes telas. Cinema é uma coisa mágica, enebriante, capaz de fazer você se sentir bem simplesmente por estar vivo.
Sempre lembro da seqüência de 'Hannah e suas irmãs' em que o personagem de Woody Allen está em busca de um significado para a vida. Ele faz uma peregrinação por sinagogas, igrejas católicas, até com um grupo de Hareh Krishinas ele procura uma resposta. E no final, ele encontra o que buscava em uma comédia dos irmãos Marx.
Perfect Day
É o título de uma das minhas músicas preferidas do Lou Reed. E foi assim o dia de ontem. Para começar, a Inglaterra despachou a Argentina e o hermanos agora terão que rebolar para se classificar. Saindo do trabalho, um bom almoço/jantar e como estava sem sono, resolvi ir ao cinema. Descobri que o Estação Botafogo voltou a passar 'Requiem for a Dream', filme que queria ver há muito tempo. Enquanto fazia hora para o filme começar, descubro que está sendo vendido nas bancas o DVD do sensacional 'Memento' (que no Brasil, absurdamente, ganhou o nome de 'Amnésia'. O cara passa o filme todo dizendo que não tem amnésia). Claro que comprei.
De 'Requiem for a dream', que é uma porrada no estômago dada pelo Mike Tyson, falo depois. Ainda preciso digeri-lo. Também tenho que falar de 'Mulholland Drive', mas antes quero ver de novo. O filme é muito bom: pertubador e enigmático.

sexta-feira, junho 07, 2002

Vejam a pose dos argentinos


quinta-feira, junho 06, 2002

Ontem tive que ir a Niterói e aproveitei que tinha uma sessão às 13h30 do 'Homem-aranha' no cinema Icaraí para finalmente ver o filme que bateu todos os recordes este ano.
E adorei. A história da origem dele segue exatamente os quadrinhos. Quer dizer, praticamente. No original é uma aranha radioativa que pica Peter Parker. No filme, é uma modificada geneticamente. São os sinais dos novos tempos.
Só a parte final do filme é que foge aos gibis. Na sequência da ponte, nas HQs quem o Duende Verde seqüestra não é a Mary Jane, mas sim Gwen Stacy a quem Peter Parker veio a namorar e se apaixonar depois que não se acertou com a MJ.
Só que ao contrário do filme, o final não é nada feliz. Gwen morre depois de ser jogada do alto da ponte pelo Duende. O Aranha não chega a tempo de salvá-la. Ele mergulha atrás dela e lança sua teia (nos quadrinhos era lançada por um aparelho criado pelo Parker, e não saia do braço) acerta a perna evitando que ela cai no mar, mas a parada brusca da queda quebra o pescoço dela. Na época, a revista com essa história bateu recordes de vendas.
Voltando ao filme. O diretor Sam Raimi mostrou que é mesmo um mestre no jogo de movimentação das câmeras e nas seqüências de ação. Para quem não sabe, ele é o diretor da excelente trilogia 'Evil Dead'(em português é 'A morte do demônio'). Quer dizer, trilogia entre aspas, porque o 'Evil Dead 2' é na verdade uma refilmagem do primeiro, com mais recursos e efeitos.
Raimi também dirigiu 'Darkman', personagem que fez o caminho inverso do Aranha: surgiu no cinema e acabou nas histórias em quadrinhos. Ele também dirigiu o suspense dramático 'Um plano simples', baseado em um excelente livro, mas que não deu certo nas telas.
O único ponto fraco do filme, como já disse muito bem minha amiga Dani Reule (por falar nisso, desistiu do blog?), é a atriz que interpreta a Mary Jane. Nem que seja má atriz, mas ela não é bonita o suficiente para ser a Mary Jane. Já J.K. Simmons, que interpreta o mal-humorado J. Jonah Jameson está perfeito....
Agora é esperar a continuação, prevista para 2004. Desta vez, serão dois os vilões: o Dr. Octopus, que deve ser vivido por Sam Neill, e o Homem-lagarto.

&$&$&$&$&&$&$&$&&$&$&$&&$&$&$&$&&$&

Uma coincidência engraçada. Quer dizer, não é engraçada, aliás, nem sei se pode se chamar de coincidência. Mas foi uma coisa que fiquei pensando no cinema. Apesar de não morar em Niterói desde novembro, acabei indo ver o filme no cinema Icaraí. E foi lá que vi o primeiro Batman. Lembro bem desse dia porque na época ainda era aficcionado por quadrinhos e estava esperando ansiosamente o filme. E ele ia estrear justamente no dia 26 de outubro, meu aniversário. Estava fazendo 19 anos e estava no segundo ano da faculdade de economia. Fui para o cinema com um pessoal da faculdade, mas antes fizemos um pitstop em pé sujo para umas cervejinhas. No cinema (estávamos no balcão) fizemos algo que eu odeio que façam: uma tremenda zorra, gritando durante o filme todo. Se eu estivesse no cinema, teria ficado puto com aquele bando de retardados. Mas como era meu aniversário e já estava alto, achava tudo divertido. Pena que o filme foi uma decepção total, assim como as continuações. Agora estão fazendo um baseado na séria 'Ano 1', onde Frank Miller recontou a origem do herói. Tem tudo para ser muito bom.
A melhor cena até agora da Copa é a cara que o técnico da Irlanda faz quando seu time empata o jogo com a Alemanha aos 47m do segundo tempo. Uma cara de 'oh, my god, i can´t believe'. Muito engraçada.

quarta-feira, junho 05, 2002

Adorei o golzinho da Irlanda nos acréscimos, empatando em 1 a 1 o jogo contra a Alemanha. O irlandeses não mereciam sair com uma derrota.
E quanto a Portugal? Bem, não sei quem inventou que eles eram favoritos ao título, mas o problema foi que eles acreditaram. Uma seleção que tem no gol o goleiro Vitor Baía não pode querer ser campeão mundial....
Não vi o Jornal da Globo ontem, mas me disseram que mostraram um dos sites que indiquei na coluna de segunda-feira, o uglyfootballers.com
Infelizmente não deu para ir ver o show do Sérvio.
Já me desculpei com ele e prometo que no próximo farei de tudo para ir.......

terça-feira, junho 04, 2002

God, how much more profitable it would be if the Thinker could learn from the Drunk!
--Franz Kafka
Quem decidiu aumentar o número de participantes na Copa do Mundo devia ser chicoteado em praça pública.....
Hoje só teve pelada, um jogo pior do que o outro. E o mais incrível é que no meio de tanto ruindade, saiu um belo gol de bicleta, da Bélgica em cima do Japão.....
A competição é dura. Os candidatos todos são muito fortes. Mas por enquanto, um já assumiu a dianteira isolada para ser o mala da Copa: Adriano, ex-Big Brother.
"Sofreu a torcida brasileira (...) Passamos mal e poderíamos ter perdido. Os erros do árbitro foram a nosso favor. Creio que não devemos contar com este fator..."

Não, as palavras acima não foram escritas depois do jogo contra a Turquia. Elas foram retiradas da crônica do genial João Saldanha depois da estréia do Brasil na Copa de 82 contra a Rússia. Aquela partida também ganhamos de virada por 2 a 1 (gols de Bal, Sócrates e Éder).
Bom, espero que essa Copa não acabe para nós de forma tão trágica quanto a da Espanha

segunda-feira, junho 03, 2002

sem condições físicas e psicológicas de falar do jogo do Brasil agora......

domingo, junho 02, 2002

Ricardinho, do Corinthians, foi convocado para o lugar de Emerson.
Detalhe: o jogador nunca tinha sido convocado pelo Felipão antes. Isso que é coerência.
Depois do goleiro espanhol que ficou de fora da Copa porque cortou o pé em um vidro de perfume, mais um jogador fica de fora por uma besteira: o capitão do Brasil, Emerson, foi brincar de goleiro, caiu mal, machucou o ombro e está fora do Mundial.
Sinceramente? Não vou sentir a menor falta.......
Minha amiga Maria Fabriani ficou feliz com o empate entre Inglaterra e Suécia. Mas quem deve estar mesmo comemorando são os nossos 'hermanos' do sul. Com a vitória sobre a Nigéria e esse empate, a vaga da Argentina para a próxima fase já está assegurada, com certeza......
Infelizmente a secada não deu certo e a Argentina derrotou a Nigéria com gol de Batistuta. E podia ter ganho de mais se não tivesse perdido tantos gols....
O Paraguai deu mole e cedeu o empate para a África do Sul no finalizinho de um jogo chato.
Agora, Inglaterra e Suécia estão empatando em 1 a 1, resultado excelente para nossos hermanos.....
Alvoroço na comunidade blogueira.
A Elis convoca a todos para a primeira festa de blogueiros no Rio.
O local? Bar do Ernesto, ali na Lapa, ao lado da Sala Cecília Meireles.
Hora? A partir das 21h e só paga-se R$ 15 de consumação.
Então, vamos todos para lá. Eu irei, apesar de ter que sair no máximo à 1h da matina e não poder beber porque saio de lá direto para o trabalho.
Mas não vou perder essa chance de rever amigos e conhecer novos.

sábado, junho 01, 2002

É, a Arábia não deu para a saída e tomou uma senhora goleada da Alemanha: 8 a 0.
Amanhã é dia de secar nossos 'hermanos': Argentina e Nigéria se enfrentam às 2h30m da matina.
Avante Águias..........
Bom, falando de Copa. Torci para os Camarões. E no primeiro tempo parecia que os Leões iriam sai com a vitória. Mas cansaram no segundo tempo e permitiram o empate da Irlanda. O resultado acabou sendo justo.
No jogo seguinte, era Dinamarca desde criancinha. Não gostei muito da partida, mas pelo menos o Uruguai dançou. Agora vão ter que partir com tudo para cima da França. Já estão dizendo que Zidane pode antecipar sua volta. É o desespero dos atuais campeões mundiais......
E quanto ao último jogo, ia torcer pela Arábia. Mas a Alemanha nem tomou conhecimento do adversário e já meteu quatro só no primeiro tempo......
Na sexta, sai por volta das 11h e fui com o pessoal do trabalho ao Galeto's, o famoso restaurante da dona Ana aqui perto do Globo. Era dia de feijoada, pensei em recusar, afinal não faz bem jantar comidas pesadas, mas ao sentir o o cheirinho não deu para resistir. Estava uma delícia, como todas as comidas preparadas pela dona Ana. As outras especialidades são o Angú (quarta-feira) e o cozido (quinta-feira). Recomendo todos....
Pretendia tentar ir ao cinema mais uma vez, mas já sabia que não conseguiria. Por uma confusão de comunicação, as formas da minha coluna de segunda não estavam prontas na manhã de sexta, quando pretendia escrever. Tive que esperar até às 16h. Não fui dormir porque sabia que se deitasse só levantaria de noite e não conseguiria escrever a coluna e o André iria querer comer meu fígado :))))))
Então, por volta das 16h me mandei para o Rio Sul, para alugar um computador lá (o modem do Marlos está sem funcionar). Lá tive que tentar me concentrar em meio a uma horda de adolescentes gritando e pulando ao meu lado. A coluna dessa segunda não deve ter ficado das melhores.
Cheguei em casa às 18h, desmaiei e acordei à meia-noite para trabalhar.
Na quinta, como era dia de faxineira lá em casa, resolvi fazer hora na rua, para pelo menos dar tempo dela arrumar meu quarto. Peguei um ônibus, o primeiro que passou, nem vi qual era. Coloquei meus fones no ouvido e, ao som do Legião Urbana (cd 'A Tempestade'), fiz um passeio pela cidade: praia do Flamengo, de Botafogo, Copacabana, Lagoa e acabei descendo em Ipanema. Dei umas voltas na praia e depois andei perdido pela Visconde de Pirajá. Em uma banca encontrei para vender o dvd de 'A doce vida', do Fellini. Depois vi uma blusa legal e comprei também, acabando com o dinheiro que tinha na carteira. O que depois se revelou ser fatal.
Voltei para casa e fui dormir, colocando o relógio para despertar a tempo de ir ver 'Cidade dos Sonhos'. Acordei um pouco em cima da hora e fui correndo para tirar dinheiro no caixa eletrônico, já que tinha gasto todo que tinha no bolso. Chego no Off Price e...... claro, que o caixa não estava funcionando. Corro para o posto de gasolina ao lado do Rio Sul, onde também tem um caixa do Itau e...... evidentemente, não tinha dinheiro. Olho para o relógio e vejo que já perdi a hora do filme.......
Só me restou ir para casa e dormir de novo antes de voltar para o trabalho......

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Comments by: YACCS